Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

>>

Exames e Serviços

Tilt table test (teste de inclinação)

O Teste de Inclinação (“Tilt-Test”) é um exame complementar que é utilizado para diagnosticar a causa e definir o tratamento de pacientes com sintomas de tonturas e/ou desmaios.
Uma das patologias diagnosticadas pelo exame é a síncope neurocardiogênica, que é a principal causa de desmaios em pessoas sem doença cardíaca preexistente e que é, dentre outras formas, desencadeada pelo estresse ortostático, ou seja, pela permanência do indivíduo imobilizado em pé. A síncope neurocardiogênica, também conhecida como vasovagal, também pode ser provocada por outros “gatilhos”, tais como medo, emoção, dor intensa, visão de sangue, coleta de exames de sangue ou pequenas cirurgias.

Como é realizado o exame:
O exame é realizado em uma sala com pouca iluminação e ruído e é acompanhado por um médico cardiologista.
O paciente é deitado em uma cama com suporte para os pés e submetido à monitorização dos batimentos cardíacos, através de eletrodos adesivos no tórax e da pressão arterial, através de um sofisticado sistema de medida digital (um dispositivo especial é colocado ao redor de um dos dedos da mão e mede a pressão a cada batimento cardíaco).
O paciente fica por um período de 20 a 30 minutos na posição supina (deitado), depois a cama é inclinada suavemente até  80o e o paciente fica nesta posição (com a cabeça para cima) por um período variável (até 40 minutos). Caso não ocorram sintomas, um teste adicional poderá ser realizado, com a administração de um vasodilatador sublingual e aguardando-se 15 minutos adicionais (teste sensibilizado com droga).
Quando há queda da freqüência cardíaca e/ou da pressão arterial associada a sintomas (“ameaça” de desmaio) ocorre a positivação do exame, que é imediatamente interrompido e o paciente deitado.

O que o exame informa:
Variação (normal ou anormal) da freqüência cardíaca.
Variação da pressão arterial sistólica e diastólica pulso a pulso.
Tipo e variações do ritmo cardíaco.
Estado funcional dos reflexos de ajuste da pressão arterial e da freqüência cardíaca à posição ortostática (funcionamento do sistema nervoso autônomo).

O que você precisa informar:
Os medicamentos em uso (alguns interferem com o exame, aumentando a chance de falsos positivos ou falsos negativos).
Tem-se alguma contra-indicação para ficar em pé por períodos prolongados de tempo (exemplos: problemas ortopédicos, idosos com pouca força muscular nas pernas)

Posso trabalhar normalmente após o exame:
Sim, desde que seja respeitado um tempo mínimo para se recuperar totalmente dos sintomas (uma hora geralmente é mais que suficiente).

Existem riscos para realizar o exame:
O exame é isento de risco. Em teoria, em pessoas idosas com antecedentes de acidente vascular cerebral (“AVC” ou “derrame”), a má circulação cerebral poderia ser exacerbada por uma queda muito acentuada da pressão arterial, com risco de novos eventos semelhantes. Na prática, em mais de 1700 exames realizados, nunca observamos qualquer complicação. Tire suas dúvidas com seu médico, antes da marcação do exame.

Quem lauda o exame:
O médico cardiologista, geralmente com especialização em eletrofisiologia cardíaca.

Cuidados pré-exame:
-É necessário jejum de pelo menos 4 horas, pois é comum o aparecimento de enjôo quando a pressão cai. Não é necessário jejum prolongado.
-Utilize sapatos (ou tênis) confortáveis e sem salto alto.
-Peça para utilizar o banheiro antes de ser monitorizado, pois o exame não deve ser interrompido.
-Sempre venha com um acompanhante, para auxilia-lo em um eventual mal-estar e conduzi-lo à residência (você não deverá dirigir nas primeiras horas após o exame).
-Converse com o seu médico sobre os remédios em uso, pois alguns podem interferir com o exame (betabloqueadores, alguns antidepressivos, corticoesteróides, etc.). Alguns podem ser suspensos temporariamente antes do exame, outros não, sempre a critério do seu médico assistente (que pediu o exame). Estamos à disposição para dirimir dúvidas, por telefone ou e-mail.

Desenvolvido por iForma | Escala,Metra